Idiomas


Área reservada

Se ainda não possui conta de utilizador, por favor clique no botão abaixo para se registar como nosso cliente.

Registar
Já é nosso cliente?
Entrar Esqueci a password!

Contactos

 Porto (sede)

Rua de S.Caetano, 250 Apartado 505
4411-701 Canelas VNG

t. +351 22 715 06 50 | f. +351 22 715 16 99 | embalcer@embalcer.pt

 Leiria (filial)

Rua do Monte, 23A - Touria - Pousos
Apartado 32
2410-477 Leiria

t. +351 24 482 90 53 | f. +351 24 483 25 40 | embalcer.centro@embalcer.pt

 Lisboa (filial)

Rua de Entremuros, 54
Núcleo Emp. S. Julião Tojal - Fracção BS
2660-533 São João do Tojal

t. +351 21 957 56 18 | f. +351 21 195 54 95 | embalcer.sul@embalcer.pt

O que procura?

Envolvimento Automático e Paletização 

O nosso cliente é uma empresa familiar de renome, líder de mercado e um dos maiores produtores de vinho em Portugal, exportando anualmente mais de metade da sua produção para mais de 70 países em todo o mundo.

De modo a dar resposta eficaz às necessidades de embalagem, concretamente à embalagem do produto paletizado que é enviado aos seus clientes, o nosso cliente teve necessidade de rever e modernizar o seu processo de paletização.

De um modo geral, o processo de “fazer chegar o produto ao seu cliente” é sempre de grande importância dentro do ciclo comercialização de um produto. Para o nosso cliente, esse processo é ainda de maior importância pelas seguintes razões:  

  • O produto é frágil e a perda de valor do produto é total sempre que a embalagem é destruída;
  • O custo associado ao transporte é determinante para o preço final do produto;

A otimização deste processo de paletização revelava-se assim essencial.  

Permitir, por um lado, diminuir o número de reclamações e melhorar a imagem do produto e, ao mesmo tempo, minimizar o custo com o transporte, constituíram as premissas de sustentação deste projeto de investimento. 

Objetivos a atingir 

      Reduzir o número de reclamações relativas a embalagens danificadas. Sendo um produto cujo aspeto e estado de conservação da embalagem, influenciam a decisão de compra do cliente, é importante garantir que a embalagem chega ao destino final em perfeitas condições.
 

      Aumentar a estabilidade da palete de produto. Tratando-se de um produto que pode ser instável e que é frágil, estragando-se se for sujeito a quedas, toda a estabilidade que se possa acrescentar ao produto durante a sua movimentação é sinónimo de redução de incidentes e de redução de custos e de reclamações.
 

   Otimizar a capacidade de produção, pois o equipamento de embalagem da palete existente constituía um ponto de estrangulamento face á capacidade produtiva instalada do cliente.
 

→ Rentabilizar o espaço ocupado nas cargas por camião e contentor, pois com paletes mais estáveis é possível aumentar a altura das paletes em 20%, rentabilizando dessa forma o custo do transporte.

Solução proposta 

Foi proposto ao cliente a substituição do equipamento de embalagem da palete existente, envolvedora automática de prato rotativo, por uma envolvedora automática de braço rotativo da marca OMS, modelo AV630S.

A substituição dos equipamentos obrigou a que a linha de embalagem tivesse de ser redesenhada de modo a admitir o novo equipamento. Esse processo customizado foi realizado numa ótica de rentabilidade do investimento e, como tal, foram reaproveitados os elementos existentes na instalação que eram passiveis de ser integrados com a nova solução: redes de proteção e sistema de mutting.

O novo equipamento está calculado para possibilitar uma produção máxima de 60 paletes / hora, dependendo das dimensões da palete e das condições do ciclo de envolvimento, um aumento de 50% face às 40 paletes /hora anteriores.

Embora na embalagem atual não seja colocada proteção na parte superior da palete, o equipamento está já predisposto para ser facilmente concretizado o necessário upgrade mecânico de modo a dotá-lo desta funcionalidade.

A solução apresentada passou ainda pelo consumível, passando o cliente a utilizar filme estirável de alto rendimento Trioplast que permitirá melhorar significativamente o aspeto final do produto bem como confere maior estabilidade à palete durante o transporte, com diminuição do custo de filme por palete.

Com esta renovação e otimização do processo de paletização, o cliente prevê que apenas através da redução de custos que o novo processo permitirá, o investimento seja recuperado em apenas 2 anos.

 

Esta linha de embalagem foi totalmente instalada e colocada em funcionamento pela Equipa Técnica da Embalcer.