Idiomas


Área reservada

Se ainda não possui conta de utilizador, por favor clique no botão abaixo para se registar como nosso cliente.

Registar
Já é nosso cliente?
Entrar Esqueci a password!

Contactos

 Porto (sede)

Rua de S.Caetano, 250 Apartado 505
4411-701 Canelas VNG

t. +351 22 715 06 50 | embalcer@embalcer.pt

 Leiria (filial)

Rua do Monte, 23A - Touria - Pousos
Apartado 32
2410-477 Leiria

t. +351 24 482 90 53 | embalcer.centro@embalcer.pt

 Lisboa (filial)

Rua de Entremuros, 54
Núcleo Emp. S. Julião Tojal - Fracção BS
2660-533 São João do Tojal

t. +351 21 957 56 18 | embalcer.sul@embalcer.pt

O que procura?

Sabe por que razão deve investir na automatização da sua indústria?

A AUTOMATIZAÇÃO NA INDÚSTRIA OTIMIZA TEMPO E AUMENTA A PRODUTIVIDADE

Sabe por que razão deve investir na automatização da sua indústria?

O objetivo de qualquer empresa é atingir e entregar bons resultados no menor espaço de tempo possível. Isto pode ser decisivo para a sua empresa e garantir uma vantagem competitiva.

Uma das formas de alcançar esse objetivo é através da automatização. No segmento industrial, por exemplo, faz toda a diferença ter processos mais ágeis e otimização de tempo, de mão de obra e evitar o retrabalho, muitas vezes necessário por causa de falha humana.

Por isso, é necessário entender como a produtividade aumenta com a automatização sem que atrapalhe a qualidade de produção.

E de que forma a automatização pode ajudar na produtividade? Elaboramos este artigo com o objetivo de falar sobre esse tema. Acompanhe!

O que é a automatização da indústria?

A automatização na indústria é o processo de substituição do trabalho humano pelo de máquinas inteligentes.

É importante para a produção, pois trata-se de otimizar processos e facilitar atividades rotineiras, e, dessa forma, proporcionar um trabalho rápido e padronizado. O resultado é um aumento na produtividade, na produção e nos lucros, além de redução de tempo e de custos.

Por que automatizar a produção?

A automatização na indústria promove diversos benefícios, conforme já vimos. Ter os processos automatizados no cenário industrial significa desenvolver atividades de baixo custo, em larga escala e em segurança.

Como saber que é o momento de automatizar? Ou que é preciso?

Bem, é fácil saber disso. Pense em quantos processos a empresa desenvolve e o quão repetitivas são as tarefas. Quanto tempo os trabalhadores demoram para fazê-las? Pense nisso no tempo de um mês e de um ano.

Dessa forma, vai conseguir identificar que provavelmente está a desperdiçar tempo e dinheiro em atividades repetitivas, que poderiam ser feitas por uma máquina.

Objetivos da automatização na Indústria

O objetivo principal da automatização na indústria é criar mecanismos que sejam capazes de produzir o melhor produto com o menor custo. Alguns objetivos que devem ser atingidos nos projetos de automatização industrial são:

  • Melhorar a produtividade de uma empresa aumentando o número de itens produzidos por hora de forma a reduzir os custos de produção e aumentar a qualidade.
  • Melhorar as condições de trabalho das pessoas eliminando trabalhos perigosos e aumentado a segurança.
  • Realizar operações que seriam impossíveis de controlar intelectualmente ou manualmente.
  • Melhorar a disponibilidade de produtos de forma com que seja possível fornecer quantidades necessárias no momento certo.
  • Simplificar a operação e manutenção de modo que o operador não precise ter grande experiência ao manusear o processo de produção.
  • Aumento da produtividade como ponto principal

É muito comum algumas pessoas pensarem que a produtividade está ligada à capacidade de cada colaborador, de modo individual.

Porém, os processos repetitivos e mal elaborados, podem afetar o rendimento e travar a produtividade da sua equipa.

As tarefas operacionais, ao serem automatizadas, permitem que os colaboradores realizem funções que pedem maior esforço ou atenção, impactando na produtividade como um todo.

Contudo, vale ressaltar que o processo de automatização deve ser feito do modo correto para evitar trabalho a dobrar e a necessidade de interferência humana.

Mas vale lembrar que, acima de tudo, uma produção automatizada significa uma produção com velocidade.

Equipamentos como máquinas de cintar, máquinas de envolver, máquinas de embalamento e retração, etc geram maior eficiência poupança, com mão de obra, que é reduzida devido a utilização de máquinas automáticas. Pode ver aqui alguns projetos feitos pela embalcer.

Para mais informações sobre automatização e equipamentos, consulte-nos!